Notícias

O entrevistado do professor Antonio Lavareda foi Marcos Magalhães, especialista na área de educação. Não por acaso, o tema da conversa foi “transformações na Educação.   “A cada ano, 3 milhões de jovens são matriculados no ensino médio - só metade irá concluí-lo. É um sistema perverso”, afirmou, como defensor da reforma do ensino médio.   O pernambucano Marcos Magalhães nasceu em Sertânia. Engenheiro, ocupou o cargo de presidente...

Leia mais

O Jovem Risomário Willams da Silva, 24 anos, residente no bairro do São Pedro - Bezerros, graduado em economia, passou recentemente em seis programas de mestrados gratuitos em universidades de quatro estados do nordeste, que será ministrado através do CAPS (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).   Risomário que trabalha como assistente administrativo na Gerência de Convênios da Prefeitura de Bezerros, conseguiu classificação necessária para...

Leia mais

A equipe de implantação das Escolas Jovem em Ação reuniu-se nesta terça-feira, 31, com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, para apresentar os resultados do monitoramento do 3º Ciclo de Acompanhamento Formativo nas escolas. Ao todo, 12 escolas da rede estadual aderiram ao programa que no Tocantins é denominado de Escola Jovem em Ação e atende a mais...

Leia mais

Quando Matheus Silva, 17, chegou ao ensino médio, em 2015, sua mãe pesquisou escolas da rede pública estadual paulista e escolheu para o filho o colégio Ministro Costa Manso, no Itaim Bibi, mesmo não sendo esse o mais próximo de onde a família mora, na Vila Sofia.   A escolha foi tomada muito pelo fato de o colégio oferecer o ciclo em sistema integral.   Quem conta é o...

Leia mais

Avaliar as ações pedagógicas desenvolvidas no primeiro semestre letivo e construir novas estratégias de fortalecimento dessas ações nos 11 Centros de Educação Integral, os Centros Educa Mais do Maranhão. Estes são os objetivos do ‘Educa Mais Café’, encontro promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta quarta (30) e quinta-feira (31).   O encontro reuniu equipe do Instituto Ice, responsável...

Leia mais

Gestores, coordenadores pedagógicos, administrativo, financeiro, docentes e dois alunos de cada unidade educacional da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que aderiram ao Programa Jovem em Ação, participam nesta segunda e terça-feira, 7 e 8, em Palmas/TO, de uma formação com representantes do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).   O encontro busca trabalhar a troca de informações, de conhecimento, bem como todo o trabalho que...

Leia mais

Após 13 anos com experiência bem sucedida com escolas em tempo integral, Pernambuco saiu da 22ª para a 1ª posição no Ideb e virou modelo para o País.   Aos 18 anos, a pernambucana Lucielle Laurentino foi a primeira pessoa da família a entrar para a universidade. Fez até mestrado fora do país. Décima filha de um total de 14 irmãos, ela trabalhava colhendo café em Serra...

Leia mais

Mudanças percebidas dentro e fora da sala de aula impactaram a visão de mundo das crianças e promoveram crescimento significativo nos boletins dos estudantes.   Os pratos voavam como discos voadores por cima das casas enquanto as crianças gritavam do alto da caixa d'água, nos fundos da escola: ainda sujos, os “discos” se acumulavam nos telhados de casas nos arredores da Escola Municipal Maria Emília Vasconcelos, em...

Leia mais

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) finalizou mais uma etapa de formação das equipes do Escola Educa Mais - Programa de Educação em Tempo Integral. O curso realizado no Hotel Real Classic, em Aracaju, e teve como público-alvo os coordenadores pedagógicos e coordenadores de áreas do conhecimento.   A formação faz parte do processo de implantação de escolas em tempo integral na rede pública estadual de ensino,...

Leia mais

O modelo de educação em tempo integral propõe o desenvolvimento do currículo que vá além do desempenho escolar e envolva dimensões afetivas e emocionais, dialogando com o meio sociocultural e familiar em que o estudante está inserido.   No Acre, as aulas recentemente iniciadas sob novo conceito, tiveram a mediação de ex-estudantes de estados que avançaram no quesito ensino desde a implantação das aulas integrais, a exemplo...

Leia mais