A história do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) nasceu de um “acaso” e da trajetória de retomada do ensino de qualidade em Pernambuco.
O acaso
A nossa história começa em 2000, com a retomada da educação de qualidade em Pernambuco. A mobilização de um ex-aluno do Ginásio Pernambucano – uma das mais antigas e importantes escolas do país – , sensível ao seu estado de deterioração, reuniu a sociedade civil em favor da educação pública pernambucana e iniciou o trabalho de recuperação do prédio onde estudou e no qual também estudaram personalidades como ex-presidente Epitácio Pessoa, Ariano Suassuna e Clarice Lispector, entre outros.
Mesmo sendo uma edificação histórica, cuidar da estrutura física foi a parte mais fácil. Para isso, a Associação dos Amigos do Ginásio Pernambucano foi fundamental ao instalar o ambiente de parceria entre a sociedade civil e a Secretaria Estadual de Educação. O mais complexo foi resgatar o padrão de excelência, marca do Ginásio Pernambucano durante décadas. Como ponto de partida, o ICE concebeu um programa de educação denominado PROCENTRO, inaugurando um novo modo de ver, sentir e cuidar da juventude.
O caso
O “acaso” transformou-se num “caso” que vislumbrava uma “causa” muito maior: desenvolver inovações em conteúdo, método e gestão para enfrentar os desafios do Ensino Médio oferecendo um novo modelo de educação pública de qualidade à juventude.
Para isso, o ICE mobilizou dois parceiros notáveis: Antonio Carlos Gomes da Costa, referência no cenário da infância e da juventude no Brasil e, Bruno Silveira, estrategista e apoiador da mudança do panorama legal da grande causa nacional para a infância e a adolescência. Nos anos 80, ambos colaboraram intensamente no Artigo 227 da Constituição Brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Juntos, conceberam a essência do Modelo que reposicionou o Ginásio Pernambucano como referência em educação de qualidade, seguindo novos paradigmas em pedagogia e gestão.
A causa
O Ginásio Pernambucano foi o ponto de partida da Causa da Juventude com a concepção de um Modelo de educação inovador denominado Escola da Escolha e cujo foco é o Jovem e a construção do seu Projeto de Vida. Após o desenvolvimento do Modelo e da consolidação da política pública em Pernambuco, o ICE iniciou a sua expansão junto às Secretarias de Educação estaduais e municipais nas cinco regiões brasileiras e continua com intenso trabalho de mobilização para a realização da sua Visão. Hoje a Escola da Escolha atende o Ensino Médio e o Ensino Fundamental.
Linha do tempo
-
2002
É instituído pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco o PROCENTRO (Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental).
-
-
-
2005
Implantação da 2ª Escola da Escolha, localizada no município de Bezerros, no agreste pernambucano.
-
2006
- Expansão do PROCENTRO com a abertura de 11 novas Escolas da Escolha localizadas em Recife e nas diversas regiões macroeconômicas do estado de Pernambuco.
- Encerramento do 1º ciclo de vida do Ginásio Pernambucano com a 1ª turma de estudantes concluintes, bem como a entrega dos resultados pactuados.
-
2007
Consolidação do PROCENTRO como política estadual de Ensino Médio com a ampliação para 20 Escolas da Escolha em Pernambuco.
-
2008
- Continuidade da expansão do Modelo, totalizando em 53 o número de escolas no Estado de Pernambuco.
- Publicação do livro “Pernambuco cria, experimenta e aprova – uma nova escola para a juventude brasileira”, produzido pelo ICE, baseado na experiência do PROCENTRO.
- Publicação dos primeiros Manuais Operacionais do Modelo Escola da Escolha.
-
2009
A primeira expansão em escala com a implantação de 25 escolas junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará, inaugurando a experiência do ICE junto ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.
-
2010
Tem início a concepção da Escola da Escolha para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
-
2011
Implantação do Ginásio Experimental Carioca – modelagem da Escola da Escolha para os Anos Finais do Ensino Fundamental – como fruto da parceria entre o ICE, Instituto Trevo e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
-
2012
Implantação do Programa Educação Integral com 16 escolas de Ensino Médio em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo.
-
2013
- São Paulo: expansão do Programa Educação Integral em diversos municípios do estado e implantação das primeiras escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Abertura de 16 escolas no estado de Goiás em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
-
2014
- Ceará: expansão da Escola da Escolha nos Anos Finais do Ensino Fundamental com a atuação junto às Secretarias Municipais de Educação de Fortaleza e Sobral.
- Passam a integrar o corpo de parceiros institucionais do ICE o Instituto Natura e com o Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile).
- São iniciados os estudos para a concepção de Modelo da Escola da Escolha para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
-
2015
- Espírito Santo: implantação da Escola Viva – modelagem da Escola da Escolha junto à Secretaria Estadual de Educação do estado e da Escola em Tempo Integral para os Anos Finais do Ensino Fundamental em Vitória em parceria com o ESA (Espírito Santo em Ação) e Secretaria Municipal de Educação.
- Início da parceria com o Instituto Sonho Grande.
-
2016
- São implantadas as primeiras Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nos estados do Maranhão e da Paraíba, além das escolas de formação propedêutica.
- Desenvolvimento do projeto piloto para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Fortaleza (CE) e Arcoverde (PE) com o apoio do Instituto Natura.
- Tem início a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral promovida pelo Ministério da Educação.
- Planejamento do Projeto Educação Integrada ETI Ensino Fundamental Anos Finais nas 12 regiões macroeconômicas de Pernambuco em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Instituto Natura.
- Início do projeto Gestão da Qualidade Integral (GQI) em parceria com o Instituto Sonho Grande e Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.
-
2017
Desenvolvimento da Política de Fomento à Educação Integral do Ministério da Educação com a implantação simultânea da Escola da Escolha nos estados do Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins e Sergipe, além da continuidade do desenvolvimento dos programas nos estados do Espírito Santo, Paraíba e Maranhão.
-
2018
- Implantação da Escola da Escolha para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental em Caruaru e Petrolina (PE) e em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Esta última sendo realizada em parceria com o Espírito Santo em Ação.
- Continuidade na implantação da Escola da Escolha no Acre, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
-
2019
- Conclusão do último ano do ciclo de vida da implantação nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
- Abertura da Escola da Escolha no estado de Minas Gerais e início da implantação no Amazonas e Paraná em parceria com as respectivas Secretarias Estaduais de Educação, Instituto Sonho Grande e Instituto Natura.
- Início de nova parceria com o Governo do Estado de São Paulo no apoio ao Programa Ensino Integral e sua expansão.
- Início de parceria com o Instituto Cacau Show e Secretaria Municipal de Educação de Itapevi (SP) para implantação da Escola da Escolha para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Início da implantação da Escola da Escolha junto às Secretarias Estaduais de Educação do Paraná e Amazonas.
-
2020
- Desenvolvimento da implantação do Modelo da Escola da Escolha no Ensino Médio em Minas Gerais, Paraná e Amazonas.
- Continuidade da parceria com o Governo do Estado de SP junto ao Programa Ensino Integral e sua expansão.
- Execução do Plano Escolas que Cuidam como forma de apoio às Secretarias de Educação dos programas em curso diante dos desafios provocados pela pandemia do Covid-19.
- Itapevi (SP): continuidade da implantação e expansão do Modelo da Escola da Escolha.
- Maranhão: piloto da Escola da Escolha para o Novo Ensino Médio com a Secretaria de Educação do Estado.
-
2021
- Continuidade no desenvolvimento da implantação do Projeto em Minas Gerais, Paraná e Amazonas.
- Desenvolvimento de aulas de Projeto de Vida para o Programa Ensino Integral do Governo do Estado de São Paulo.
- Itapevi (SP): continuidade da implantação e expansão do Modelo da Escola da Escolha.
- Pernambuco: início da etapa de planejamento da implantação da Escola da Escolha em Belo Jardim e Garanhuns.
-
2022
- Sobral (CE): retorno para fortalecimento do Programa de ensino integral da Secretaria Municipal de Educação e em apoio ao seu plano de universalização do integral.
- Conclusão do ciclo de implantação da Escola da Escolha nos estados do Amazonas, Minas Gerais e Paraná.
-
2023
- João Pessoa (PB): início da implantação da Escola da Escolha Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais.
- Belém de Maria (PE): apoio no fortalecimento do programa de educação integral no ensino fundamental Anos Finais implantado pela Secretaria de Educação.
- Petrolina (PE): retomada da implantação da Escola da Escolha iniciada em 2018 para Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais.
- Mato Grosso: novo ciclo de Implantação da Escola da Escolha no Ensino Médio e início da implantação no Ensino Fundamental Anos Finais.
- Pará: início da implantação da Escola da Escolha no Ensino Médio e Ensino Fundamental Anos Finais.
- Rio Grande do Sul: início da implantação da Escola da Escolha no Ensino Médio.
-
2024
- Bezerros (PE): início da implantação da Escola da Escolha Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais.
- Garanhuns (PE): conclusão do ciclo de implantação da Escola da Escolha.
- Piauí: início da parceria da Escola da Escolha no estado.
- Início da concepção da Escola da Escolha para a Primeira Infância.