Ginásio Pernambucano recebe os filhos de egressos das turmas iniciais
- Em 14 de fevereiro de 2024
Em 2004, quando fez parte da primeira turma da Escola da Escolha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) no Ginásio Pernambucano, em Recife, Raiza Lima nem imaginava que 20 anos depois quem ocuparia as dependências da sua escola do coração seria o seu filho Miguel.
Hoje, essa realidade é motivo de muita alegria e grande orgulho. “Ver meu filho entrando no Ginásio Pernambucano (GP) exatamente 20 anos depois da minha entrada é algo muito especial e que me deixa muito orgulhosa, pois para mim o GP sempre foi mais que uma escola, foi um verdadeiro lar! Lá fiz amigos que compartilham a vida comigo até hoje e a cada reunião com eles vem à tona um monte de lembranças que recarregam nossas energias e sonhos. Sou muito feliz por ter aprendido a ser uma pessoa melhor, ter realizado meus sonhos e sei que o Ginásio fez parte dessa formação humana que tive e que hoje o meu filho tem a oportunidade de receber e vivenciar”, conta Raiza, que hoje é pedagoga por formação e atua com desenvolvimento infantil na prefeitura de Recife.
Raiza terminou o Ensino Médio em 2006 e anos depois atuou como Jovem Protagonista participando de ações nos estados de São Paula, Goiás, Ceará e Espírito Santo, sempre carregando e espalhando as lições que aprendeu na Escola da Escolha e que faz questão de dividir com o filho.
“Tem uma frase que eu ouvi no meu primeiro ano no GP, que eu carrego comigo e vez ou outra compartilho com Miguel, que é: “Somos frutos das oportunidades que tivemos e das escolhas que fazemos”, revela Raiza, ressaltando que agora chegou o momento do filho ter a oportunidade de fazer suas escolhas, por meio da Educação Integral no Ginásio. “Hoje o GP não é só meu, é nosso! E tenho certeza de que por meio dele meu filho também vai viver as experiências que vivi e que vai alçar voos maiores, pois terá uma educação de qualidade, focada nele e nos seus sonhos, como eu tive”, revela a egressa da Escola da Escolha.
Para o Miguel, que cresceu ouvindo a mãe falar do Ginásio Pernambucano, a oportunidade de ter uma educação igual a da mãe é uma grande responsabilidade.
“Estou muito feliz por fazer parte do Ginásio Pernambucano, pois eu cresci ouvindo minha mãe falar com tanto carinho e admiração desta escola. Tenho certeza que assim como ela, eu terei um ensino integral de qualidade, que vai me permitir crescer não só como profissional, mas também como pessoa. E confesso que eu já sinto o peso e a responsabilidade de ter essa oportunidade, que poucos tem, de estudar no Ginásio Pernambuco, ainda mais sendo filho de uma egressa da primeira turma da Escola da Escolha. Mas também tenho a certeza de que vai dar tudo certo e que vou encontrar o meu caminho e realizar os meus sonhos”, diz o estudante.
O Ginásio Pernambucano foi o ponto de partida da Causa da Juventude com a concepção de um Modelo de educação inovador denominado Escola da Escolha e cujo foco é o Jovem e a construção do seu Projeto de Vida. Após o desenvolvimento do Modelo e da consolidação da política pública em Pernambuco, o ICE iniciou a expansão do Modelo junto às Secretarias de Educação estaduais e municipais nas cinco regiões brasileiras e continua com intenso trabalho de mobilização para a replicabilidade do Modelo pelo país. Hoje a Escola da Escolha atende o Ensino Médio e o Ensino Fundamental.
0 Comentários