Novo Ensino Médio vai ao encontro das premissas do Modelo da Escola da Escolha
- Em 14 de março de 2022
Mudança no ensino tem como foco o estudante e seu Projeto de Vida, a sua atuação como protagonista e a qualidade na educação.
O Novo Ensino Médio tem o objetivo de garantir a oferta de educação de qualidade a todos os estudantes brasileiros, com foco nos seus Projetos de Vida e na atuação deles como protagonistas, premissas do Modelo da Escola da Escolha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
O Novo Ensino Médio é uma mudança na estrutura desta etapa de ensino que traz inovações na organização curricular, e estabelece maior integração e flexibilidade por meio da oferta de itinerários formativos. “Isso se realiza a partir de uma organização curricular que articula as competências necessárias para que eles possam lidar com os desafios e oportunidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”, explica Thereza Barreto, Diretora Pedagógica do ICE.
Entre as mudanças no ensino, duas são consideradas as mais importantes e impactam na carga horária e no currículo escolar. Quanto à carga horária, são 3.000 horas para os três anos do Ensino Médio, sendo 1.800 horas definidas para os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 1.200h para atender a flexibilização nos itinerários formativos. Já a flexibilização e diversificação curricular envolve a Formação integral, que a BNCC considera as dimensões social e emocional além da competência cognitiva. O Projeto de vida é um componente curricular que trabalha as expectativas futuras do estudante. Os Itinerários Formativos focam no protagonismo e na autonomia dos estudantes, que podem escolher de acordo com as áreas de interesse, facilitando a carreira profissional e a preparação para o mundo do trabalho aprofundam as aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento.
“Com a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil, espera-se que os estudantes tenham mais tempo para aprofundar conhecimentos específicos em temas de seu interesse, agregando novo sentido à escola e àquilo que ele aprende. E ao elaborarem seus projetos de vida, os estudantes terão a possibilidade de trabalhar muitas habilidades socioemocionais e as competências necessárias para o momento subsequente ao Ensino Médio”, conta Thereza.
Em 2020, todos os estados brasileiros iniciaram o processo de implantação com as escolas-piloto. Para as demais escolas da rede de ensino, tanto pública como privada, a implantação é gradual e deverá ocorrer de 2022 a 2024. Cada estado segue o seu Plano de Implementação e respectivos objetivos, metodologias, metas e prazos. “Mesmo diante desse cenário, ainda existem desafios para essa implementação, como as políticas de formação das equipes escolares e as dificuldades para a adequação da infraestrutura das escolas”, avalia a Diretora Pedagógica do ICE.
De acordo com ela, a mudança no Ensino Médio é uma regulamentação para todas as escolas, tanto de tempo parcial quanto de tempo integral. “As diversas modalidades oferecidas, a exemplo das escolas quilombolas, escolas do campo e escolas indígenas, também precisam se adaptar às mudanças”.
O currículo do Ensino Médio é estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação. E esta mudança é fruto da Medida Provisória 746/2016, posteriormente convertida na Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) para orientar as alterações na estrutura do Ensino Médio.
O Modelo da Escola da Escolha do ICE e o Novo Ensino Médio
O ICE desenvolveu um conjunto de inovações para assegurar a plena coerência entre o Modelo da Escola da Escolha e as orientações de natureza legal trazidas pelo Novo Ensino Médio. Essa perspectiva é assegurada por meio das Metodologias de Êxito e Práticas Educativas, a exemplo do Projeto de Vida, das Eletivas de Base, Eletivas de Itinerário Formativo, Tutoria, Pós-Médio, Estudo Orientado e Projeto de Corresponsabilidade Social.
ESTRUTURA CURRICULAR – Na Escola da Escolha as unidades curriculares da BNCC são desenvolvidas no limite de 1.800h e devem assegurar a formação geral básica. Nessa estrutura, a Formação Diversificada é realizada em 2.700h e atende a flexibilização por meio da integração entre as Áreas de Conhecimento e as especificidades de cada Itinerário Formativo.
ORIENTAÇÃO E APOIO – A Escola deve oferecer apoio para que o estudante escolha o Itinerário Formativo do seu interesse ao final do 1º ano e para isso, a Escola da Escolha concebeu novas metodologias e práticas educativas. Da mesma forma, no 2º e 3º ano, metodologias e práticas apoiam o desenvolvimento da formação geral e a formação diversificada, com carga horária específica para o desenvolvimento dos Itinerários Formativos.
FORMAÇÃO DIVERSIFICADA – A diversificação é assegurada pela variedade de componentes curriculares, cuja estrutura permite, inclusive, a mobilidade dos estudantes em mais de um Itinerário Formativo. Novos componentes curriculares foram concebidos para oferecer a diversificação e flexibilização previstas na legislação.
O ICE e a implantação do Novo Ensino Médio
Em 2020 o ICE iniciou o desenvolvimento de um projeto-piloto junto à Secretaria de Educação do estado do Maranhão, a partir dos aprendizados e da bem-sucedida política de educação integral iniciada em 2015 com o ICE. Ainda com as restrições em virtude da pandemia, o processo formativo das equipes escolares se intensificou em 2021 e agora, em 2022, foi iniciado o processo de “passagem de bastão” para a Secretaria de Educação, com a oferta de apoio localizado no acompanhamento das ações e dos seus resultados.
Em 2022 o ICE também tem apoiado a implantação do Novo Ensino Médio junto à Secretaria de Educação do estado do Paraná, por meio da implantação e desenvolvimento de algumas Metodologias de Êxito, a exemplo do Projeto de Vida, Tutoria, Estudo Orientado e Projeto de Corresponsabilidade Social.
O processo de implantação e o tempo demandado para a implantação dependem do que for acordado entre o ICE, Secretarias de Educação e eventuais parceiros financiadores.
Projeto-piloto do ICE no Maranhão
No estado do Maranhão, o projeto-piloto se constitui por escolas de educação integral e por escolas com oferta de tempo parcial. Essa opção atende a expectativa de expansão do modelo para a rede de maneira uniforme, impedindo variações na política curricular da rede de escolas e a existência de uma “segunda rede de ensino”.
A parceria entre o ICE e o Governo do estado do Maranhão foi estabelecida em 2015 com a implantação e desenvolvimento da política de educação integral. Para a implantação do Novo Ensino Médio, como parceiro estratégico e executivo, o ICE apoia a Secretaria de Educação na reestruturação da arquitetura curricular, na concepção de processos formativos e no acompanhamento da implantação junto às equipes escolares. A Secretaria de Educação lidera os processos de elaboração do currículo e organiza os subsídios necessários relacionados à infraestrutura das escolas.
A implantação teve início em 2019 com o ingresso das primeiras escolas-piloto. Em 2021, em virtude da parceria com o ICE, houve uma reorganização da proposta pedagógica e as escolas-piloto implantaram a proposição curricular alinhada ao modelo da Escola da Escola, para as turmas de 1ª ano. Em 2022 as escolas-piloto estão no 2º ano de implantação utilizando como base os eixos e princípios da Escola da Escolha.
O apoio do ICE se destina à implantação e desenvolvimento do projeto-piloto para que o modelo ganhe escala na rede. Esse projeto-piloto se constitui por 29 escolas localizadas em São Luís. Destas, 12 são escolas integrais e 17 são escolas regulares parciais, totalizando mais de 6.500 estudantes e 1.200 professores.
Há grandes expectativas em torno do desenvolvimento da política do Novo Ensino Médio no estado do Maranhão. Parte dessa crença se fundamenta na bem-sucedida política de educação integral desenvolvida a partir de 2015 e no projeto-piloto que considerou não apenas as escolas integrais, mas o conjunto de escolas parciais também. “Isso assegura uma unidade na formulação e execução da política, inclusive curricular, na rede maranhense bem como a replicação das Metodologias de Êxito e Práticas Educativas já consolidadas na rede de escolas integrais”, ressalta a Diretora Pedagógica do ICE.
Imagem: Ginásio Pernambucano | Escola de Ensino Médio em Tempo Integral
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