Modelo Escola da Escolha é citado como referência para o Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal
- Em 2 de agosto de 2023
Em debate sobre a Lei que instituiu o Programa Escola em Tempo Integral no Brasil na Jovem Pan News, o comentarista político Mano Ferreira, ressaltou que o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE ) já atua com um Modelo de Educação Integral que hoje é referência nacional. Ele ainda destacou a importância da iniciativa e contribuição do presidente do ICE, Marcos Magalhães, para o desenvolvimento e estímulo para a implantação da Política Pública Nacional para a Educação Integral.
Criado há 20 anos, o ICE atua nas cinco regiões do Brasil e desde a sua criação já transformou 5.548 escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental e Médio, a vida de 978.721 estudantes e formou mais de 120 mil educadores, por meio do modelo de Educação em Tempo Integral, chamado Escola da Escolha.
Assista ao vídeo na íntegra aqui.
ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL
O Programa Escolas em Tempo Integral do Governo Federal é um mecanismo de fomento que busca viabilizar uma política de pactuação entre União, estados e municípios para alcance da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). A meta estabelece a oferta de “educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica”. O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021.
O Programa pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, a partir de 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
A Lei que instituiu o Programa Escola em Tempo Integral no Brasil foi sancionada no dia 31 de julho. A vice-presidente do ICE, Juliana Zimmerman, e a Diretora Pedagógica do ICE, Thereza Barreto, participaram da cerimônia, realizada em Brasília (DF).
0 Comentários