
Jovens Protagonistas realizam Acolhimento em Escolas Integrais do MT
- Em 15 de fevereiro de 2025
Jovens Protagonistas voluntários do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) estão apoiando os Jovens Protagonistas locais do Mato Grosso na condução do Acolhimento das equipes escolares, pais e responsáveis e de 3.400 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estatual de ensino. Entre os dias 3 e 14 de fevereiro, as atividades estão sendo realizadas em 20 municípios.
O Acolhimento tem como objetivo integrar a equipe escolar, pais, responsáveis e estudantes entorno do novo projeto escolar e promover uma reflexão sobre a importância de incentivar a construção do Projeto de Vida dos estudantes.
“Este primeiro momento de Acolhimento é de extrema importância, pois representa para os estudantes uma vivência do protagonismo desde o primeiro dia de aula! Sinto-me orgulhosa de fazer parte de um espaço que proporciona essa experiência aos alunos. Como professora de Projeto de Vida, vejo que esse momento é crucial para ajudar os estudantes a refletirem sobre seus próprios Projetos de Vida”, afirma a professora de Inglês e Projeto de Vida, Kele Cristina Silva Borges.
Para os estudantes, o Acolhimento é uma oportunidade de refletir sobre a importância de seus sonhos e sobre como o exercício do protagonismo pode contribuir para a realização desses sonhos. É também um momento crucial para a criação dos primeiros vínculos, o fortalecimento do sentimento de pertencimento e o início da construção de um senso de comunidade.
“No Acolhimento, aprendi que, na Escola da Escolha, nos preparamos para realizar o nosso Projeto de Vida, além de compreender a importância de sermos autônomos, solidários e competentes. Nosso objetivo é refletir sobre nossos sonhos e planejar como alcançá-los. Também aprendi sobre os quatro pilares da educação, que são essenciais para aprender a ser, conviver, conhecer e fazer”, compartilha a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Anna Raphaella da Silva.
“Durante o Acolhimento, participei de várias dinâmicas e aprendi muito sobre protagonismo. Entendi que o Projeto de Vida é fundamental para que cada estudante reflita e construa o seu próprio futuro”, conta a estudante da 7ª série do Ensino Fundamental, Amanda Valentina Oliveira Konrath.
.
0 Comentários