Estudantes e professores de Escolas Integrais participam de formação no Pará
- Em 22 de dezembro de 2023
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Pará proporcionou na quarta (20) e quinta-feira (21), a o curso ”Ações Protagonistas – Formação em acolhimento”, voltadas à liderança e o protagonismo no ambiente escolar. O curso formativo foi destinado aos estudantes e professores de escolas em tempo integral do Estado, e teve como principal premissa incentivar o protagonismo estudantil.
De forma online, em dois dias a formação contou com a participação de três estudantes e dois educadores de cada escola, quem discutiram temáticas como contextualização do modelo escola da escolha; acolhimento da equipe escolar; acolhimento dos estudantes, e acolhimento de pais ou responsáveis.
“Para promover uma educação integral, é necessário que o jovem possa desenvolver e exercer o seu protagonismo dentro da escola. E aí, quando a gente fala de protagonismo, a gente está falando de um conjunto de ações, dentre elas, o acolhimento. Então, essa é uma formação específica para os estudantes”, ressaltou a coordenadora de Escola de Tempo Integral da Seduc, Gabriela Bonfim.
Entre os participantes estiveram os estudantes Luiz Fernando e Samilly Luize, da Escola Estadual Professora Placídia Cardoso, que fica em Belém. “Tive uma experiência muito gratificante em poder participar juntamente com a professora sobre os assuntos da escola, de ser protagonista. Para mim, o aluno protagonista dentro do ambiente escolar é aquele que procura engajamento, procura estar participando dos projetos, das ações e interagindo com tudo o que acontece dentro da unidade escolar. Isso é muito válido, porque acaba descobrindo talentos, habilidades que até o próprio aluno desconhecia. Então, pude perceber que é tão importante quanto os professores, todo o corpo docente da escola, os pais terem essa união, participarem ativamente da vida do aluno para que os mesmos se sintam inseridos no ambiente escolar”, ressaltou Luiz Fernando.
“O assunto principal foi o protagonismo, ele no ambiente escolar é muito importante, porque os alunos que são protagonistas, sempre buscam estar à frente, sempre buscam ajudar os outros, se inserir e também buscar pela melhoria, muitas pessoas que têm receio ainda de se expressar na escola, eles meio que acabam se vendo nos alunos que são protagonistas e isso acaba dando coragem”, completou Samilly Luize.
Para a professora Plincida Marinho, da disciplina Projeto de Vida, o encontro fez com que os estudantes possam ser mais ativos dentro da escola. “Quero ressaltar que essa formação é de fundamental importância para disciplina Projeto de Vida, na qual ainda encontram uma certa resistência por parte de alguns alunos que têm uma grande dificuldade em planejar, em sonhar ou simplesmente em soltarem suas imaginações”, disse a professora.
Parceria – Os mediadores do curso foram formados por jovens protagonistas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que fazem parte do projeto “Escola da Escolha”, em que o modelo de educação integral idealizado é de uma nova escola para juventude brasileira.
De forma prática, esse é um modelo de educação que oferece não apenas uma formação acadêmica de excelência, mas também amplia as referências sobre valores e ideais do estudante e o apoia no enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo.
Texto: Bianca Rodrigues – Ascom/Seduc-PA
0 Comentários