
Estudantes do Pará são selecionados para Parlamento do Mercosul
- Em 14 de fevereiro de 2025
Seis estudantes de quatro escolas estaduais da rede pública paraense tiveram projetos classificados para participar da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, iniciativa que incentiva o protagonismo juvenil por meio de debates sobre integração regional e mudanças climáticas. A seleção, divulgada no final de janeiro, foi baseada na defesa de proposições relacionadas a temas como direitos humanos, inclusão educativa, diversidade e participação cidadã. Projetos de estudantes de escolas estaduais dos municípios de Ananindeua, Monte Alegre, Canaã dos Carajás e Cametá foram classificados.
“É um orgulho imenso para a educação do Pará poder celebrar conquistas como essa. Nossos estudantes são estimulados a serem protagonistas nas escolas, processo fundamental para o desenvolvimento pessoal, do pensamento crítico e de ações dentro e fora dos muros das escolas. Desde o ano passado nossos estudantes contam com o componente curricular específico de Educação Ambiental, inédito no Brasil, além da ampliação da carga horária e de disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, que passaram a ter cinco aulas semanais, e de Biologia, Química, Física, Geografia e História, que ganharam o dobro de tempo. Essas ações, aliadas à atuação do corpo docente e do protagonismo dos nossos jovens, garantem avanços importantíssimos. Parabéns para nossos estudantes e equipes escolares”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.
Cada estado teve seis projetos selecionados pelo Ministério da Educação (MEC). No Pará, os estudantes classificados são:
– Carliane Fabian da Silva, Iriane Cybelly Araújo Marinho e Raniele Vaz Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Presidente Fernando Henrique, em Monte Alegre, na Região de Integração Baixo Amazonas;
– Eduarda Antonella de Amorim Andrade, da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho, em Canaã dos Carajás, na Região de Integração Carajás;
– Enzo Xavier Alves Martins, da Escola Estadual Professor Manoel Saturnino de Andrade Favacho, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, e
– Wendely Junior Rodrigues Gonçalves, da Escola Estadual de Ensino Médio Osvaldina Muniz, em Cametá, na Região de Integração Tocantins.
Em Monte Alegre, o orgulho é triplo com a seleção dos projetos “Alternativa de Recuperação de Pastagem, degradação, para mitigar as alterações climáticas na Amazônia”, da estudante Carliane da Silva, que contou com o professor Álvaro Aragão como orientador; “Participação cidadã, uma contribuição para a construção de políticas públicas eficazes ao enfrentamento das mudanças climáticas no contexto da integração regional”, de autoria de Iriane Cybelly, sob orientação da professora Bruna Vanessa, e “Semeando Amazônia – Programa de troca de sementes de Espécies Amazônicas”, proposto pela estudante Raniele Vaz, orientado pelo professor Sérgio Roberto.
Para Carliane Fabian, também do 2º ano, o papel dos jovens nos debates sobre mudanças climáticas é fundamental. “O nosso projeto busca promover a participação cidadã e o protagonismo dos jovens do Mercosul nas práticas de recuperação de pastagens degradadas. A recuperação dessas áreas tem diversas estratégias, como a recuperação do solo, plantio de espécies nativas e adoção de técnicas de agroecologia e manejo sustentável. O nosso objetivo é capacitar os jovens a se tornarem agentes ativos na luta pela preservação do meio ambiente por meio de oficinas, atividades práticas, troca de experiências. Queremos incentivar um engajamento real de ações que promovam sustentabilidade e ajudem a restaurar áreas degradadas”, explicou.
Reconhecimento – Segundo o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Presidente Fernando Henrique, Arenildo Silva, o sentimento é de orgulho pelo trabalho desenvolvido. “O colégio Fernando Henrique tem se tornado uma referência na educação pública em Monte Alegre, no Pará e no Brasil. A aprovação dos três projetos dos nossos alunos no Programa Parlamento Juvenil do Mercosul foi recebida por nós com muita alegria, e também com o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe de profissionais que tem oferecido um serviço educacional de qualidade, sempre visando ao desenvolvimento do nosso jovem como protagonista de seus projetos de vida como sujeitos participantes na resolução de problemas da nossa realidade e, nesse caso especial, soluções referentes à interação regional e às mudanças climáticas”, disse o gestor.
Próximas fases – Os seis estudantes classificados estão mobilizando a comunidade escolar em uma campanha eleitoral para conseguir votos que credenciem os projetos para a etapa nacional. O período de busca de votos será encerrado em 18 de fevereiro de 2025, e as eleições serão realizadas de 19 a 21 deste mês, no site do MEC. O resultado será divulgado no dia 7 de março.
Os três projetos mais votados na etapa estadual serão classificados para a fase nacional, que ocorrerá em Brasília (DF), em maio. Na ocasião, os autores tomarão posse como jovens parlamentares, e passarão por um curso de formação. Também haverá nova seleção para escolha de apenas um projeto por estado.
A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul.
O Ensino em Tempo Integral no Pará segue o modelo da Escola da Escolha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
Fonte: SEDUC/PA
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