
Estudantes de Escola em Tempo Integral no Mato Grosso criam Comitê de Educação Ambiental
- Em 4 de julho de 2025
O professor de Biologia Alexandre Lima e 40 estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola em Tempo Integral Prof. Elidio Murcelli, no Mato Grosso, criaram o Comitê de Educação Ambiental da escola. Desde então, vêm promovendo diversas ações, como campanhas de conscientização e limpeza e, principalmente, a construção de um viveiro de mudas para reflorestar uma área de nascente.
No viveiro, criado há três meses, são cultivadas espécies nativas e frutíferas. Também são realizadas oficinas, aulas práticas e atividades interdisciplinares que fortalecem o aprendizado e a conexão dos estudantes com a natureza. A ideia surgiu a partir de uma conversa com integrantes da empresa de educação ambiental Jurupará Socioambiental, que se tornou parceira do projeto, e ganhou força com o apoio de empresas locais.
Robson Gabret Júnior, estudante do 2º ano e integrante do projeto, acredita que o viveiro pode mudar como ele e outros jovens enxergam a natureza e influenciar positivamente no seu Projeto de Vida. “Esse viveiro vai impactar positivamente, tanto na minha vida e no meu jeito de olhar a natureza quanto na minha carreira, já que pretendo fazer faculdade de Botânica. Alguns colegas não enxergam da mesma maneira que eu, e o viveiro é uma maneira de entenderem a importância de cuidar da natureza.”
Para o professor Alexandre Lima, o projeto vai além do ato de plantar, é uma ferramenta pedagógica que promove diversos valores e representa a oportunidade de ampliar os horizontes da educação. “Vejo o projeto como uma oportunidade de ir além dos muros da escola. O viveiro não é apenas sobre plantar sementes, mas sim uma ferramenta educativa que promove a consciência ambiental e valores como responsabilidade e cuidado com a natureza, essenciais diante da crise climática e na formação de cidadãos conscientes.”
A metodologia da Escola da Escolha colabora com o sucesso da iniciativa, pois incentiva o protagonismo dos estudantes e promove a interdisciplinaridade, já que os estudantes assumem responsabilidades reais, planejam ações e participam ativamente da transformação do ambiente escolar.
0 Comentários