Estudante da 1ª escola implantada pelo ICE passa em 1º lugar em Medicina na USP
- Em 25 de fevereiro de 2022
Rafael Souza, 17 anos, cursou o Ensino Médio em tempo integral no Ginásio Pernambucano e conquistou o primeiro lugar em Medicina na USP.
A história do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) começou em 2000, com a retomada da educação de qualidade em Pernambuco, por meio da mobilização de um ex-aluno do Ginásio Pernambucano (GP), uma das mais antigas e importantes escolas do país. Como ponto de partida para essa transformação, o ICE concebeu um programa de educação denominado Procentro, inaugurando um novo modo de ver, sentir e cuidar dos jovens. Hoje, o modelo de educação integral em tempo integral do ICE é conhecido como Escola da Escolha e é replicado em 20 estados do Brasil.
Vinte e dois anos depois, a qualidade da educação em tempo integral em escolas públicas gera resultados surpreendentes e é o sonho de muitos jovens brasileiros, como o egresso da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano Rafael Souza, que aos 17 anos, na primeira vez que prestou vestibular, conquistou o primeiro lugar em Medicina numa das universidades mais concorridas do país, a Universidade de São Paulo – USP. “Sempre sonhei em estudar no GP, em fazer um intercâmbio e sabia que essa escola poderia me auxiliar a conquistar esse objetivo. E mais, acredito que estudar no GP foi fundamental para a minha aprovação em Medicina na USP, em primeiro lugar, pois a rotina era bem puxada, por ter o ensino integral e demandar da nossa dedicação total aos estudos”, afirma o jovem.
O Modelo da Escola da Escolha não oferece apenas uma formação acadêmica de excelência, mas também amplia as referências sobre valores e ideais do estudante e o apoia no enfrentamento dos imensos desafios do mundo contemporâneo, como a grande concorrência dos vestibulares em universidades públicas de referência. “O estudante e a construção do seu Projeto de Vida encontram-se no centro da Escola da Escolha. Nela, o estudante reflete sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e quem pretende ser, tanto na sua vida pessoal e social, como no mundo profissional”, explica Marcos Magalhães, presidente do ICE.
A Escola da Escolha opera com currículo integrado pelos componentes da Base Nacional Comum Curricular e uma Parte de Formação Diversificada, oportunizando experiências contextualizadas ao estudante, considerando suas necessidades e interesses. Para isso, foram concebidas Metodologias de Êxito como Projeto de Vida, Eletivas, Estudo Orientado, Pós-Médio, Práticas Experimentais, Pensamento Científico e Protagonismo, além das Práticas Educativas como o Acolhimento e a Tutoria.
O ICE considera que uma formação integral é consequência de um currículo orientado pelo desenvolvimento de competências pessoais e sociais, associado às competências cognitivas. A combinação entre conhecimento e atitude é decisiva no sucesso do estudante. “Os grandes diferenciais da educação que recebi no Ginásio Pernambucano foram o acolhimento e o carinho extraordinários que são dados aos estudantes, desde o primeiro dia de aula, que nos proporcionam ensinamentos de como lidar com as diferenças, a cooperar e priorizar as parcerias e amizades, lições que vou levar para a vida, assim como o orgulho de ter estudo no GP, uma escola de referência na educação”, conta Rafael.
Assim como Rafael, mais de 40 alunos do Ginásio Pernambucano foram aprovados em vestibulares em 2022. “Nosso sentimento é de muita alegria pelas estratégias executadas estarem dando certo, durante um período tão desafiador que tem sido a pandemia. Obter esses resultados através do ingresso dos nossos estudantes na universidade nos dá mais ânimo para continuar seguindo firmes no propósito de contribuir com uma educação pública e integral de excelente qualidade”, destaca Oscar Nascimento Neto, diretor do Ginásio Pernambucano.
Apesar da grande conquista, o futuro estudantil de Rafael é uma incógnita. “Me sinto muito feliz por ter passado no vestibular, mas um futuro ainda incerto está por vir, já que não possuo recursos financeiros para me manter em outra cidade, mas me mantenho otimista, pois quero ajudar pessoas que sonharam como eu sonhei e quero ser um excelente médico que consiga auxiliar muitas pessoas”, revelou o jovem, que ajuda o pai na papelaria da família e decidiu ser médico devido a problemas de saúde de sua mãe. Rafael busca ajuda entre parentes e amigos para conseguir viajar para São Paulo e se manter durante os estudos.
Sem desanimar pelas dificuldades que podem estar por vir, Rafael deixa uma mensagem para todos os jovens. “Prezem pela saúde mental, respeitem os seus limites, se organizem e se planejem para ter um ótimo aproveitamento dos momentos de lazer e de estudo, por fim, treinamento é imprescindível, a notícia boa é que é possível! Vocês conseguem, confiança sempre!”
Por Juliana Bannach
Assessoria de Comunicação – ICE
Foto de capa: Reprodução/TV Globo
0 Comentários