A Escola da Escolha opera com currículo integrado pelos componentes da Base Nacional Comum Curricular e uma Parte de Formação Diversificada, oportunizando experiências contextualizadas ao estudante, considerando suas necessidades e interesses. Para isso, foram concebidas Metodologias de Êxito como Projeto de Vida, Eletivas, Estudo Orientado, Pós-Médio, Práticas Experimentais, Pensamento Científico e Protagonismo, além das Práticas Educativas como o Acolhimento e a Tutoria.
O ICE considera que uma formação integral é consequência de um currículo orientado pelo desenvolvimento de competências pessoais e sociais, associado às competências cognitivas. A combinação entre conhecimento e atitude é decisiva no sucesso do estudante, nas distintas dimensões de sua vida, seja pessoal, social ou produtiva.
Para desenvolver esse currículo, o ICE considera a ampliação do tempo de permanência de todos – equipe escolar e estudante -, uma estratégia indispensável, afinal, para a construção de um Projeto de Vida, a escola deve ser o lugar onde são oferecidas as condições fundamentais para a formação do estudante como uma pessoa autônoma, portanto, capaz de tomar decisões baseada nos seus conhecimentos e valores; solidária, envolvendo-se como parte da solução de problemas e competente porque reconhece que o que aprendeu a durante a educação básica, não deve ser suficiente para a execução do seu Projeto de Vida e assim, ele deve continuar aprendendo ao longo da sua vida.
Muitos indicadores educacionais revelam o quadro dramático da infância e adolescência brasileira, reiterando a urgência de ações voltadas para políticas estratégicas a favor de sua melhoria.
Apoiado por seus parceiros, o ICE inspira e influencia o setor público a atuar de maneira efetiva nas políticas públicas, de modo a concebê-las, ampliá-las e assegurar a sua qualidade, perenizando-a e, definitivamente, atuando de maneira eficaz no enfrentamento deste quadro.
Alinhado à Meta 6 do Plano Nacional de Educação – PNE (oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica), o ICE apoia os governos nos âmbitos estadual e municipal, na constituição de redes de ensino para oferta de escolas em tempo integral, por meio da Escola da Escolha.
A Escola da Escolha foi concebida a partir de uma visão de jovem que, ao final da Educação Básica:
- tenha constituído e consolidado uma forte base de conhecimentos e de valores;
- não seja indiferente aos problemas reais existentes e se apresente como parte da sua solução;
- agregue um conjunto amplo de competências que o permita seguir aprendendo nas dimensões pessoal, social e produtiva, executando o seu Projeto de Vida, enfrentando os desafios do mundo contemporâneo.