A partir do próximo ano, Cachoeiro contará com quatro escolas municipais de tempo integral. No município as unidades de ensino Julieta Deps Tallon, do bairro Zumbi, e Professor Athayr Cagnin, do Abelardo Machado, já funcionam neste modelo.
Projeto de vida
No modelo do Escola da Escolha, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30, e têm a oportunidade de aprender com matérias do currículo convencional e com disciplinas eletivas, centradas no protagonismo e no projeto de vida dos alunos. As atividades acontecem tanto na sala de aula, quanto em espaços como ateliê criativo, brinquedoteca e biblioteca.
No encerramento de cada semestre, as unidades que atuam no modelo Escola da Escolha promovem as chamadas “culminâncias”, nas quais é apresentado à comunidade escolar o que foi produzido nas aulas, como maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.
Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), cerca de 426 estudantes, do 1º ao 5º ano, já tiveram suas matrículas renovadas nas escolas Professor Florisbelo Neves e Professor José Paineiras Filho e mais 375 transferências e rematrículas para as escolas Julieta Deps Tallon e Professor Athayr Cagnin. As solicitações foram realizadas pelo Portal do Aluno.
“A eficácia da educação de tempo integral é reconhecida por especialistas, e com a implantação oferecemos aos nossos estudantes uma formação integral, capaz de desenvolver competências cognitivas e socioemocionais, garantindo-lhes uma aprendizagem significativa no contexto escolar. Importante destacar que estamos cumprindo demandas previstas no Plano Municipal de Educação”, esclarece a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
Tempo integral
A implantação do modelo de Escola da Escolha na rede municipal de Cachoeiro é acompanhada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade idealizadora da metodologia.
Com a adesão a essa modalidade, o município busca a expansão e qualificação da oferta de educação de tempo integral na rede municipal, prevista no Plano Municipal de Educação (PME).
“Gradativamente, estamos ampliando a oferta de tempo integral na rede municipal de ensino, aprimorando cada vez mais a qualidade da educação pública de Cachoeiro”, destaca o prefeito Victor Coelho.
Matrícula nova
Devido à implantação do modelo Escola da Escolha em mais duas unidades, a Seme decidiu prorrogar o prazo para solicitação de matrículas novas em todas as escolas municipais de Cachoeiro. Os interessados têm até a sexta-feira (11) para realizar o pedido, por meio do Portal do Aluno.
Fonte: Dia a Dia Espírito Santo
0 Comentários