Aprendizagem Socioemocional é tema de encontro de educadores
- Em 17 de julho de 2022
O governo do Estado deu início ao I Encontro Estadual da Educação Profissional e Integral nesta segunda-feira (18), com enfoque na “Formação Integral e Aprendizagem Socioemocional”. O evento segue até amanhã (19), no Convento das Mercês (Fundação da Memória Republicana Brasileira), em São Luís.
O Encontro reúne 200 gestores e técnicos que atuam nos 57 Centros Educa Mais, em 32 municípios do Maranhão.
Durante o evento, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, enfatizou que a educação é parte importante de desenvolvimento e fator primordial para a humanização da sociedade.
“Não tenho dúvidas de que a educação é mola propulsora de desenvolvimento, mas não é uma educação qualquer. O mundo hoje exige muito mais do que desenvolver habilidades cognitivas e conhecimento culturalmente acumulado. O mundo está precisando se humanizar mais e esse processo civilizatório somente avançará por meio da educação”, disse a secretária.
O Encontro aborda sobre a “Aprendizagem socioemocional e os impactos das competências metacognitivas para formação integral dos estudantes”. A ação fortalecerá os Centros e Institutos que desenvolvem a Política de Educação Integral e Profissional no estado. O evento tem o apoio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral (SAEPI) e conta com a colaboração de parcerias interinstitucionais.
Na programação do evento desta manhã, houve palestras sobre “A Formação Integral do estudante e o Mundo do Trabalho”, com Rita Carmona (Itaú Educação e Trabalho – IET); e Panorama da Educação profissional e integral no Estado do Maranhão, com André Bello, secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral. A mediação desse momento ficou a cargo de Diulinda Pavão (SUPCETI).
À tarde, a programação continuou com as palestras “As competências Socioemocionais no século XXI”, com Thereza Barreto (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE); Projeto de Vida: “Tudo que podemos ser” (apresentação do teaser documentário sobre a educação integral). A mediação foi realizada por Priscila Viegas. Encerrando a programação do primeiro dia, houve ainda a palestra de Igor Fagner (SUPCETI), com o tema “Seja o Seu Melhor”.
“Mais uma vez a Secretaria de Educação e o governo do Maranhão prestam um grande serviço à população e, principalmente, aos jovens estudantes. São dois anos de pandemia e estamos participando de um grande evento sobre aprendizagem socioemocional, para ser trabalhado em sala de aula e fortalecer o acolhimento dos nossos alunos, nesse momento tão especial”, destacou o gestor geral do Centro Educa Mais Dr. Magno Bacelar, em Coelho Neto.
Maria Francisca Silva de Oliveira, gestora pedagógica do Centro Educa Mais Aluísio Azevedo, em Caxias, ressaltou a importância do encontro. “Um encontro como esse é de extrema importância, visto que estamos ainda em um momento de pandemia e esses conhecimentos adquiridos aqui serão bastantes necessários para trabalharmos o lado socioemocional dos estudantes e fortalecer o processo do ensino e da aprendizagem”, afirmou.
Amanhã (19), a programação continua com Itinerários Formativos: “O Ensino Médio mudou… e agora?”. Os expositores convidados serão Thereza Barreto (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE); Fabiana Pedrosa (Instituto Natura – IN); Luis Fernando Silva (Itaú Educação e Trabalho – IET); Maron Gomes (Pró-reitor de Ensino IFMA) e representante do SENAI. O mediador será Hebbglaydson Luís da Silva (SUPCETI). O evento continua com vasta programação até as 17h desta terça-feira.
Fonte: Governo do Maranhão
0 Comentários