
Estudantes de Escola em Tempo Integral no MT conquistam prêmio nacional
- Em 16 de fevereiro de 2025
Alunas da escola pública Bacharel Ribeiro de Arruda, em Poconé, conquistaram o prêmio ‘Menina Cientista’ promovido pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). O Projeto realizado por elas e contemplado com a premiação se chama ‘Horta Escolar e Vulnerabilidade Alimentar’ e visa produzir alimentos saudáveis e combater desigualdades sociais por meio da agricultura comunitária.
A iniciativa promoveu a troca de conhecimentos entre as alunas e as famílias atendidas, ensinando técnicas de cultivo sustentável e incentivando a autonomia alimentar. Lideradas por cinco estudantes, o projeto orientado pela professora Regina Zanettin dentro do componente curricular Projeto de Corresponsabilidade Social, levou sua influência para fora da escola e impactou positivamente a comunidade de Poconé.
“Ver as estudantes assumirem a liderança em todas as etapas do projeto foi inspirador. Elas mostraram que, com dedicação e colaboração, é possível transformar o conhecimento em uma ferramenta poderosa para gerar impacto social. A criação das hortas e o trabalho junto às famílias não apenas fortaleceram a autonomia alimentar da comunidade, mas também evidenciaram o papel fundamental das mulheres na ciência e na construção de soluções práticas para os desafios do dia a dia,” destaca Denize Vicente, coordenadora pedagógica da escola e responsável pela iniciativa.
Menina Cientista
Durante a Feira de Ciências da UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande, as alunas Kauany, Ana Laise, Isabelle, Damílis e Jamílis apresentaram o projeto com destaque, o que rendeu à Kawanny Laura Arruda Silva o prêmio “Menina Cientista”. A premiação, que incluiu uma bolsa de estudos, reforça o impacto transformador do projeto e a excelência acadêmica das participantes. O título valorizou a capacidade das estudantes de unir teoria e prática para criar soluções inovadoras, mostrando que o protagonismo feminino tem força no campo da ciência.
“Fiquei muito ansiosa no começo, achando que seria um desafio competir com tantos projetos de outras escolas. Mas, com o apoio da minha equipe, conseguimos nos apresentar com confiança e tudo correu muito bem. Quando anunciaram meu nome como aluna destaque, foi uma surpresa enorme, pois eu achava que outra colega seria premiada. Foi um momento de muita emoção e felicidade, especialmente ao receber a bolsa de estudos para cursar inglês. Esse reconhecimento me motivou ainda mais a acreditar no meu potencial e a seguir meus sonhos,” conta Kauany.
Protagonismo e Aprendizado
O modelo de Ensino Médio Integral foi fundamental para viabilizar o projeto, criando um ambiente que une formação acadêmica, desenvolvimento pessoal e impacto social. Ao oferecer uma estrutura que valoriza metodologias ativas e o protagonismo juvenil, a modalidade permite que iniciativas como a “Horta Escolar e Vulnerabilidade Alimentar” floresçam, conectando os estudantes às demandas da comunidade e preparando-os para desafios do futuro de forma integral.
“O Ensino Médio Integral proporciona as condições ideais para que projetos transformadores aconteçam. Ele não apenas amplia a carga horária, mas também incentiva os alunos a colocarem a mão na massa, aplicando o que aprendem na sala de aula em ações práticas que impactam positivamente a sociedade. Esse formato fortalece habilidades socioemocionais, promove autonomia e prepara os jovens para se tornarem protagonistas em qualquer contexto,” destaca a coordenadora.
Sobre o Ensino Médio Integral
O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.
O Ensino Médio em Tempo Integral no Mato Grosso segue o modelo da Escola da Escolha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
Fonte: olhardireto.com.br
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