Educadores de MG participam de Formação voltada ao Ensino Médio Integral
- Em 7 de maio de 2024
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), está promovendo a formação “Prosa com o Integral” para servidores das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual. A iniciativa busca fortalecer a compreensão e a aplicação dos princípios da educação em tempo integral, além de aprimorar a metodologia de trabalho aplicada nas atividades integradoras do EMTI.
Iniciada em 16 de abril e finalizada na sexta-feira (06/5), a formação consistiu em um encontro virtual semanal com duração de duas horas. Durante esses encontros os participantes têm a oportunidade de trabalhar temas fundamentais, como os princípios e eixos da educação integral, a centralidade do projeto escolar, os estudos orientados, a tutoria e as eletivas.
Participam da formação os servidores das escolas de EMTI, incluindo coordenadores gerais e dois professores efetivos de cada uma das 788 escolas que oferecem a modalidade de ensino, além das equipes regionais e servidores da Escola de Formação.
“Esta formação foi pensada e construída pela Secretaria de Educação com os institutos parceiros, para atender as necessidades das nossas escolas de EMTI. A partir da concretização da formação, vamos iniciar um grande movimento para replicar as aprendizagens adquiridas, onde os professores e coordenadores formados, com o apoio das SRE, multiplicarão a formação em suas unidades escolares”, explica a coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral da SEE/MG, Claudia Lobo.
Desenvolvimento da formação
O ICE e o Instituto Sonho Grande são os responsáveis pelo desenvolvimento e investimento na Prosa com o Integral. O ICE é reconhecido por sua atuação na melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, produzindo soluções educacionais inovadoras na educação integral em tempo integral.
Já o Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que colabora com estados e o terceiro setor para melhorar a qualidade do ensino nas redes públicas, apoiando a expansão do Ensino Médio Integral desde 2015 e avaliando os resultados desse modelo na aprendizagem dos jovens e na redução das desigualdades socioeconômicas do país.
Fonte: Consed
0 Comentários