
Escolas públicas do Brasil são finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo
- Em 13 de setembro de 2023
Duas escolas públicas do Brasil são finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023 (World’s Best School Prizes), promovido pela pela T4 Education. A Escola Municipal Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte (MG), e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal, no Ceará, concorrem, respectivamente, nas categorias colaboração comunitária e promoção de estilos de vida saudáveis.
O prêmio, que teve origem em 2022, reconhece o trabalho de gestões escolares na formação social de gerações de alunos no cenário educacional pós-pandemia; e abrange outras três categorias: ação ambiental, inovação e superação de desafios. Cada uma dessas escolas premiadas receberá o valor de US$ 50 mil, equivalente a R$ 243 mil.
No Aglomerado da Serra, periferia na zona sul de Belo Horizonte, a Escola Municipal Professor Edson Pisani realiza atividades integrativas junto à comunidade. “Estamos dentro de uma das maiores favelas do Brasil. Essa é uma escola que vai além dos muros”, pontua a diretora Eleusa Fiuza.
Já no Ceará, em setembro de 2021, no retorno das aulas presenciais, professores da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, em Carnaubal, notaram que muitos estudantes apresentavam um comportamento ansioso que dificultava a aprendizagem. Foi então que o professor Guilherme Barroso decidiu criar o projeto “Adote um Estudante”. Focado na saúde mental dos alunos, o projeto mobiliza a ajuda voluntária de psicólogos de todo o Brasil.
Fonte e Imagem: Jornal O Estado de São Paulo
0 Comentários