Instituto Natura reforça apoio às políticas públicas educacionais
- Em 10 de janeiro de 2022
Mais 5 milhões de crianças não tiveram acesso ao ensino em 2020, segundo relatório da Unicef e do Cenpec Educação
O fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 prejudicou o acesso à educação de milhares de crianças. Em março de 2020, a crise sanitária global afastou 1.6 bilhão de estudantes das unidades de ensino que permaneceram totalmente, ou parcialmente fechadas por quase 80% do ano letivo em todo o mundo. Os dados são de um relatório divulgado em dezembro pela Unicef — órgão da ONU voltado a crianças e jovens.
No Brasil, outro estudo da Unicef em parceria com o Cenpec Educação, aponta que mais de 5 milhões de crianças não tiveram acesso à educação em novembro de 2020, cerca de 40% tinham entre 6 e 10 anos de idade — fase crucial do processo de alfabetização. A interrupção do aprendizado aconteceu no momento em que o país já tinha praticamente cumprido a meta de universalização do ensino, ou seja, quase todas as crianças nessa faixa etária frequentavam a escola.
Dos alunos matriculados nos 1º, 2º ou 3º anos do ensino fundamental, 51% ficaram no mesmo estágio de aprendizado ou desaprenderam o que sabiam, segundo a percepção de pais de alunos entrevistados para a pesquisa do Datafolha realizada em maio deste ano por encomenda da Fundação Lemann, Itaú Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A dificuldade de manter a rotina de estudos é um dos maiores desafios, segundo as famílias dos alunos. O problema foi destacado por 58% dos pais em 2020 e agora subiu para 69% — na região Nordeste, o percalço foi relatado por 74%.
Os números alarmantes preocupam os especialistas da área e ilustram o imenso desafio que os educadores terão para reverter os prejuízos causados pela crise sanitária global. Uma criança que não é alfabetizada na idade certa pode ter seu percurso escolar prejudicado, com tendência à evasão escolar ou repetição de ano, resultando em maior exclusão socioeconômica e cultural.
Nesse contexto, o poder público tem papel fundamental para mudar esse cenário e preencher as lacunas do aprendizado decorrentes da pandemia. As organizações sociais também estão nessa causa, como é o caso do Instituto Natura criado em 2010 com o propósito de garantir educação de qualidade para todas as crianças e jovens.
Entre as iniciativas está a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), realizada em parceria com a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum para ampliar o número de alunos alfabetizados na idade adequada.
O programa oferece suporte técnico e apoio às secretarias estaduais de educação, para que os Estados, em colaboração com seus municípios, possam desenvolver uma política pública estruturada com foco na alfabetização das crianças, que resulta em material didático complementar, formação de professores e gestores, avaliações de fluência, adequação na distribuição do ICMS, bolsa para formadores e premiação para escolas. A ação é desenvolvida em 10 estados e abrange mais de 1 milhão de crianças.
Outra iniciativa do Instituto Natura é destinada ao ensino médio, período em que os jovens se prepararam para encarar os desafios da vida adulta e a escola tem um papel importante em auxiliá-los no processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
O Instituto Natura apoia a implementação e expansão da política pública de Ensino Médio Integral (EMI), que propõe a ampliação da jornada escolar e da formação integral do aluno, com base no currículo escolar, desenvolvimento socioemocional e cognitivo. A iniciativa é realizada em 20 estados, e contempla mais de 930 mil adolescentes.
O principal modelo do projeto é a Escola da Escolha, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que tem como objetivo incentivar o protagonismo e o projeto de vida dos jovens. A ideia é que eles reflitam sobre seus sonhos, quem são e onde querem chegar.
A PARC e o EMI são algumas das iniciativas que fazem a diferença na vida de milhões de crianças e jovens para que eles tenham acesso a uma educação transformadora e assim possam contribuir para um mundo melhor.
As vacinas trouxeram esperança para vencer a crise sanitária que assolou o mundo, no entanto o aumento da evasão escolar e a defasagem na aprendizagem podem levar anos para se recuperarem e deixarão marcas profundas na vida de milhares de crianças e jovens. Mais do que nunca, a escola tem papel central no acolhimento socioemocional desses milhares de estudantes. Para vencer esse desafio, o Instituto Natura acredita que é o momento de unir forças em um pacto global pela educação de qualidade, uma pauta que faz parte da causa Cada Pessoa Importa, da Natura, que busca diminuir a desigualdade, intolerância e promover a inclusão social por meio de ações transformadoras.
A atuação do Instituto Natura só é possível porque mais de 1 milhão de Consultoras e Consultores de Beleza Natura se mobilizam com a compra e venda dos produtos Natura Crer Para Ver, sem obtenção de lucro. Em 2020, a arrecadação foi de R$ 55,9 milhões e todo o recurso foi investido no apoio à Educação Pública e no desenvolvimento integral da rede de Consultoras e Consultores e suas famílias.
Fonte: Globo.com
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