Programa de Escola em Tempo Integral: Cachoeiro (ES) amplia formato de ensino
- Em 23 de agosto de 2021
O governador Renato Casagrande esteve em Cachoeiro e conheceu o modelo municipal que é um dos destaques da educação em tempo integral para todo o Espírito Santo.
Na época, todos os envolvidos nesse Programa almejavam ainda mais desenvolvimento e buscavam estruturar o modelo educacional. Diante disso, o MESSES (Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo), já parceiro da prefeitura de Cachoeiro em outros projetos, trouxe o ESação, que, juntamente com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), já tinham um modelo de sucesso implantando na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo e buscavam a ampliação deste case.
Recentemente o governador Renato Casagrande esteve em Cachoeiro e conheceu o modelo municipal que é um dos destaques da educação em tempo integral para todo o Espírito Santo. A agenda oficial contou com uma visita do governador à Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Aurora Estellita Herkenhoff, localizada no bairro Aquidaban.
Esse modelo fundamenta-se na articulação entre Modelo de Gestão e Modelo Pedagógico, assentado em princípios educativos e inovações pedagógicas, e numa metodologia que busca integrar a Parte Diversificada do currículo e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em 2021 iniciamos o ano com uma grande adesão a matrículas, chegando a mais de 90% da vagas preenchidas e com a expansão em duas novas escolas EMEBTI “Professor Florisbelo Neves” que situa-se no bairro Novo Parque e a EMEBTI “Prof. José Painerias, no bairro Costa e Silva.
Ainda em 2019, a SEME firmou parceria com essas instituições para a implantação do modelo “Escola da Escolha” na EMEBTI “Profº Athayr Cagnin”, já citada, e na EMEBTI “Julieta Deps Tallon” atendendo estudantes de 1° ao 5° ano em horário integral de 7h30min às 16h30min.
Outro ponto de destaque é que nas escolas em tempo integral a rotina diária se constitui com acolhimento diário realizado pelos estudantes, planejamento de aulas pelo professor utilizando ambientes de aprendizagem como ateliê criativo, brinquedoteca e biblioteca. Organização dos recreios de possibilidades com brincadeiras selecionadas pelos estudantes e mediadas pelos professores de Protagonismo.
Fonte: Jornal Fato
0 Comentários