A história do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) nasceu de um “acaso” e da trajetória de retomada do ensino de qualidade em Pernambuco.

O acaso

A nossa história começa em 2000, com a retomada da educação de qualidade em Pernambuco. A mobilização de um ex-aluno do Ginásio Pernambucano – uma das mais antigas e importantes escolas do país – , sensível ao seu estado de deterioração, reuniu a sociedade civil em favor da educação pública pernambucana e iniciou o trabalho de recuperação do prédio onde estudou e no qual também estudaram personalidades como ex-presidente Epitácio Pessoa, Ariano Suassuna e Clarice Lispector, entre outros.
Mesmo sendo uma edificação histórica, cuidar da estrutura física foi a parte mais fácil. Para isso, a Associação dos Amigos do Ginásio Pernambucano foi fundamental ao instalar o ambiente de parceria entre a sociedade civil e a Secretaria Estadual de Educação. O mais complexo foi resgatar o padrão de excelência, marca do Ginásio Pernambucano durante décadas. Como ponto de partida, o ICE concebeu um programa de educação denominado PROCENTRO, inaugurando um novo modo de ver, sentir e cuidar da juventude.

O caso

O “acaso” transformou-se num “caso” que vislumbrava uma “causa” muito maior: desenvolver inovações em conteúdo, método e gestão para enfrentar os desafios do Ensino Médio oferecendo um novo modelo de educação pública de qualidade à juventude.
Para isso, o ICE mobilizou dois parceiros notáveis: Antonio Carlos Gomes da Costa, referência no cenário da infância e da juventude no Brasil e, Bruno Silveira, estrategista e apoiador da mudança do panorama legal da grande causa nacional para a infância e a adolescência. Nos anos 80, ambos colaboraram intensamente no Artigo 227 da Constituição Brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Juntos, conceberam a essência do Modelo que reposicionou o Ginásio Pernambucano como referência em educação de qualidade, seguindo novos paradigmas em pedagogia e gestão.

A causa

O Ginásio Pernambucano foi o ponto de partida da Causa da Juventude com a concepção de um Modelo de educação inovador denominado Escola da Escolha e cujo foco é o Jovem e a construção do seu Projeto de Vida. Após o desenvolvimento do Modelo e da consolidação da política pública em Pernambuco, o ICE iniciou a sua expansão junto às Secretarias de Educação estaduais e municipais nas cinco regiões brasileiras e continua com intenso trabalho de mobilização para a realização da sua Visão. Hoje a Escola da Escolha atende o Ensino Médio e o Ensino Fundamental.

Linha do tempo

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  • 2002

    É instituído pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco o PROCENTRO (Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental).

  • 2003

    É criado o ICE e o seu estatuto.

  • 2004

    Tem Início as atividades do Ginásio Pernambucano – a primeira Escola da Escolha.

  • 2005

    Implantação da 2ª Escola da Escolha, localizada no município de Bezerros, no agreste pernambucano.

  • 2006

    • Expansão do PROCENTRO com a abertura de 11 novas Escolas da Escolha localizadas em Recife e nas diversas regiões macroeconômicas do estado de Pernambuco.
    • Encerramento do 1º ciclo de vida do Ginásio Pernambucano com a 1ª turma de estudantes concluintes, bem como a entrega dos resultados pactuados.
  • 2007

    Consolidação do PROCENTRO como política estadual de Ensino Médio com a ampliação para 20 Escolas da Escolha em Pernambuco.

  • 2008

    • Continuidade da expansão totalizando em 53 o número de escolas no Estado de Pernambuco.
    • Publicação do livro “Pernambuco cria, experimenta e aprova – uma nova escola para a juventude brasileira”, produzido pelo ICE, baseado na experiência do PROCENTRO.
    • Publicação dos primeiros Manuais Operacionais do Modelo Escola da Escolha.
  • 2009

    A primeira expansão em escala com a implantação de 25 escolas junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará, inaugurando a experiência do ICE junto ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

  • 2010

    Tem início a concepção da Escola da Escolha para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

  • 2011

    Implantação do Ginásio Experimental Carioca – modelagem da Escola da Escolha para os Anos Finais do Ensino Fundamental – como fruto da parceria entre o ICE, Instituto Trevo e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

  • 2012

    Implantação do Programa Educação Integral com 16 escolas de Ensino Médio em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo.

  • 2013

    • Expansão do Programa Educação Integral em diversos municípios do estado de São Paulo e implantação das primeiras escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
    • Abertura de 16 escolas no estado de Goiás em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
  • 2014

    • Expansão da Escola da Escolha nos Anos Finais do Ensino Fundamental com a atuação junto às Secretarias Municipais de Educação de Fortaleza e Sobral (CE).
    • Passam a integrar o corpo de parceiros institucionais do ICE o Instituto Natura e com o Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile).
    • São iniciados os estudos para a concepção de Modelo da Escola da Escolha para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • 2015

    • Implantação da Escola Viva – modelagem da Escola da Escolha junto à Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo e da Escola em Tempo Integral para os Anos Finais do Ensino Fundamental em Vitória (ES) em parceria com o ESA (Espírito Santo em Ação) e Secretaria Municipal de Educação.
    • Início da parceria com o Instituto Sonho Grande.
  • 2016

    • São implantadas as primeiras Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nos estados do Maranhão e da Paraíba, além das escolas de formação propedêutica.
    • Desenvolvimento do projeto piloto para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Fortaleza (CE) e Arcoverde (PE) com o apoio do Instituto Natura.
    • Tem início a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral promovida pelo Ministério da Educação.
    • Planejamento do Projeto Educação Integrada ETI Ensino Fundamental Anos Finais nas 12 regiões macroeconômicas de Pernambuco em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Instituto Natura.
    • Início do projeto Gestão da Qualidade Integral (GQI) em parceria com o Instituto Sonho Grande e Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.
  • 2017

    Desenvolvimento da Política de Fomento à Educação Integral do Ministério da Educação com a implantação simultânea da Escola da Escolha nos estados do Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins e Sergipe, além da continuidade do desenvolvimento dos programas nos estados do Espírito Santo, Paraíba e Maranhão.

  • 2018

    • Implantação da Escola da Escolha para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental em Caruaru e Petrolina (PE) e em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Esta última sendo realizada em parceria com o Espírito Santo em Ação.
    • Continuidade na implantação da Escola da Escolha no Acre, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • 2019

    • Conclusão do último ano do ciclo de vida da implantação nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
    • Abertura da Escola da Escolha no estado de Minas Gerais e início da implantação no Amazonas e Paraná em parceria com as respectivas Secretarias Estaduais de Educação, Instituto Sonho Grande e Instituto Natura.
    • Início de nova parceria com o Governo do Estado de São Paulo no apoio ao Programa Ensino Integral e sua expansão.
    • Início de parceria com o Instituto Cacau Show e Secretaria Municipal de Educação de Itapevi (SP) para implantação da Escola da Escolha para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
    • Início da implantação da Escola da Escolha junto às Secretarias Estaduais de Educação do Paraná e Amazonas.
  • 2020

    • Desenvolvimento da implantação do Modelo da Escola da Escolha no Ensino Médio em Minas Gerais, Paraná e Amazonas.
    • Continuidade da parceria com o Governo do Estado de SP junto ao Programa Ensino Integral e sua expansão.
    • Continuidade da implantação e expansão do Modelo da Escola da Escolha em Itapevi (SP).
    • Execução do Plano Escolas que Cuidam como forma de apoio às Secretarias de Educação dos programas em curso diante dos desafios provocados pela pandemia do Covid-19.
  • 2021

    • Continuidade no desenvolvimento da implantação do Projeto em Minas Gerais, Paraná e Amazonas.
    • Desenvolvimento de aulas de Projeto de Vida para o Programa Ensino Integral do Governo do Estado de São Paulo.
    • Continuidade no desenvolvimento do Modelo Escola da Escolha em Itapevi (SP).
    • Início da etapa de planejamento da implantação da Escola da Escolha em Belo Jardim (PE), Garanhuns (PE) e Gaspar (SC).

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