Escola da Escolha

Um novo jeito de Ver, Sentir e Cuidar dos estudantes brasileiros.

O Projeto de Vida reside no “coração” do projeto escolar da Escola da Escolha. Ele é o seu eixo, sua centralidade e sua razão de existir. É fruto do foco e da conjugação de todos os esforços da equipe escolar. É nele que o currículo e a prática pedagógica realizam o seu sentido, no aspecto formativo e contributivo, na vida do jovem.

 

Projeto de Vida é a solução central proposta pelo ICE para atribuir sentido e significado ao projeto escolar em resposta aos desafios advindos do mundo contemporâneo sob o ponto de vista da formação dos jovens. Na Escola da Escolha, os estudantes são levados a refletir sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para as suas vidas, onde almejam chegar e que pessoas que pretendem ser.

 

Não se trata de definir carreira. Trata-se, antes, de definir:

 

  • quem eles querem ser;
  • que valores querem construir e instituir em sua vida como fundamentais;
  • que conhecimentos esperam ter constituído de maneira a ter ampliado e diversificado o seu repertório e que, no conjunto, o apoiarão na tomada de decisões sobre os diversos domínios de suas vidas.

Trata-se portanto, de pensar sobre o homem/mulher que se deseja ser, com todas as suas escolhas, da qual também faz parte a profissional.

Saiba mais sobre a Escola da Escolha

Como fazemos

O Modelo da Escola da Escolha é operacionalizado pela ampliação do tempo de permanência de toda a comunidade escolar: equipes de gestão, professores, corpo técnico-administrativo e os estudantes, de forma a viabilizar o projeto escolar de educação integral. 

Por que fazemos

Vários indicadores educacionais revelam o quadro dramático da infância e adolescência brasileira e nos levam a reiterar a urgência no desenvolvimento de ações que promovam a criação de políticas estratégicas a favor de sua melhoria.

Apoiado por seus parceiros, o papel do ICE é influenciar o setor público a atuar de maneira estratégica nas políticas públicas, de modo a concebê-las, ampliá-las e assegurar a sua qualidade, perenizando-a e definitivamente atuando de maneira eficaz no enfrentamento deste quadro.

Constatacoes

Alinhado à Meta 6º do Plano Nacional de Educação – PNE, o ICE apoia os governos, nos âmbitos estadual e municipal, na constituição de redes de ensino para oferta de escolas em tempo integral, através de um Modelo de Escola que demanda a ampliação do tempo de permanência dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

jovem

O jovem que idealizamos

A Escola da Escolha foi concebida a partir de uma visão de jovem que, ao final da Educação Básica:

  • constitua e consolide uma forte base de conhecimentos e de valores
  • não seja indiferente aos problemas reais que estão no seu entorno e se apresente como parte da solução
  • agregue um conjunto amplo de competências que o permita continuar seu aprendizado nas várias dimensões de seu cotidiano, executando o seu Projeto de Vida.