Notícias

Como dizia o poeta Antonio Machado, o caminho se faz ao caminhar. Consideramos agosto um mês de reestreia do Leitores Sem Fronteiras: dúvidas tratadas, substituições e novas inscrições realizadas, equipe de formadores(as) preparada para acolher todos(as) na jornada literária que segue para alguns(mas) e inicia para outros(as) estudantes.   Seguimos com a convicção de proporcionar com a literatura uma ponte para construção e travessia de humanidades e...

Leia mais

A equipe de implantação das Escolas Jovem em Ação realiza nesta sexta-feira, 10 de agosto, das 8h às 18h, a segunda etapa do Ciclo de Acompanhamento Formativo nas Escolas. O encontro acontece na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso e reúne coordenadores e gestores da unidade.   O ciclo formativo consiste em uma ação periódica realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e...

Leia mais

Confira a matéria "Retrato: Formação para a vida" veiculada pela revista Pátio Ensino Médio.   PROTAGONISMO   Iniciado por Dom Pedro I em 1825 e responsável por formar estudantes tão ilustres como Ariano Suassuna e Clarice Lispector, o Colégio Pernambucano passou da glória ao abandono, até ser fechado em 1990 devido às péssima condições de infraestrutura.   A partir da articulação de empresários de Recife, a escola se transformou por completo,...

Leia mais

A Diretora Pedagógica do ICE, Thereza Barreto, participou do Educator Summit 2018 na Philadelphia - PA, ao lado de mais de 500 educadores dos Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.   O Encontro é realizado anualmente pelo Character Lab, instituição fundada em 2013 pela Dra. Angela Duckworth e mais 3 cientistas, dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Essa instituição também é responsável por um...

Leia mais

A culpa não é das estrelas Christine Castilho Fontelles   Segundo o Inaf 2015, 38% dos universitários não são plenamente alfabetizados – há dez anos esse percentual era de 24%, ou seja, em dez anos subiu 14%, o que é muito! muito ruim -; 57% dos estudantes do ensino médio e 27% da população adulta são analfabetos funcionais. Expresso em números inteiros, são milhões de pessoas que não...

Leia mais

Debates, apresentações musicais e atividades de inclusão e sustentabilidade são o foco das disciplinas eletivas do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, do município de Miracema.   Na tarde da sexta-feira, 15, a unidade realizou a culminância das atividades desenvolvidas nas disciplinas eletivas durante o semestre, com apresentações e demonstrações para a comunidade escolar.   As eletivas são parte da proposta do Programa Jovem em Ação,...

Leia mais

Em 2017, o STEM Brasil iniciou uma expansão em larga escala com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE, nosso parceiro de longo prazo. Essa colaboração se deu a partir da agenda do Ministério da Educação para a reforma do ensino médio, na qual escolas públicas passam a ser escolas de tempo integral. Aproveitando esse novo modelo de ensino, no qual a...

Leia mais

As oito Escolas do Novo Saber, localizadas em Macapá e no município de Santana, iniciaram o ano letivo 2018 na  segunda-feira, 5 de março. Nos dias 5 e 6, os estudantes novatos passaram por acolhimento, quando conheceram o modelo de ensino de tempo integral. Para eles, as aulas iniciam-se no dia 7. Nesse mesmo dia, começam as aulas para os estudantes veteranos.   Os novos estudantes conheceram...

Leia mais

Cerca de 150 profissionais de educação das escolas do programa Escola Jovem em Ação participaram de formação entre os dias 22 e 26 de janeiro, na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), em Palmas. O objetivo do trabalho foi apresentar as bases do modelo pedagógico e de gestão, metodologias de êxito e plano de ação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para...

Leia mais

Ocorreu na quarta-feira (17) em Brasilia, no Palácio do Planalto, cerimônia para assinatura da liberação de verbas para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, que vai permitir a ampliação de 516 escolas financiadas em 2017 para 976 em 2018 no Brasil.   Na foto, Sandro Castro, diretor de projetos do Instituto Sonho Grande; Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela...

Leia mais