A Diretora Pedagógica do ICE, Thereza Barreto, participou do Educator Summit 2018 na Philadelphia

A Diretora Pedagógica do ICE, Thereza Barreto, participou do Educator Summit 2018 na Philadelphia

A Diretora Pedagógica do ICE, Thereza Barreto, participou do Educator Summit 2018 na Philadelphia – PA, ao lado de mais de 500 educadores dos Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.

 

O Encontro é realizado anualmente pelo Character Lab, instituição fundada em 2013 pela Dra. Angela Duckworth e mais 3 cientistas, dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Essa instituição também é responsável por um consórcio formado por escolas pioneiras e importantes cientistas das principais universidades norte-americanas que juntos concebem e testam atividades para entender e desenvolver as habilidades dos estudantes e promover o seu bem-estar.

 

Desde 2015, os estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Character Lab fazem parte do acervo de referências utilizadas pelo ICE para os seus estudos, aperfeiçoamento e desenvolvimento de inovações.

 

Durante o encontro foram realizados workshops conduzidos por importantes pesquisadores e cientistas da Psicologia como a Angela Duckworth (Pennsylvania University e CEO do Character Lab) que apresentou aos participantes sobre como duas características humanas (garra e autocontrole) podem predizer conquista e sucesso e ajudar os estudantes a desenvolverem todo o seu potencial;  Gabriele Oettingen (NY University) que introduziu para os professores uma inovação em termos de definição de metas e planejamento com o WOOP Playbook; o sueco Anders Ericsson (Florida State University) que explicou os princípios da prática deliberada e como ela pode acelerar o aprendizado; e o norteamericano Chris Hulleman (University of Virginia) que mostrou aos professores como estimular a curiosidade na sala de aula convidando os alunos a construir conexões entre seu trabalho acadêmico e os seus interesses pessoais, valores e relacionamentos.

 

Nos workshops dos quais participou, Thereza teve a oportunidade de desenvolver um playbook dirigido para Projeto de Vida, uma das Metodologias de Êxito concebidas pelo ICE e compartilhou sua produção com os pesquisadores e participantes presentes, causando impacto em virtude do grande alinhamento identificado.