Centro de Ensino Médio Dona Filomena realiza culminância de atividades das disciplinas eletivas

Centro de Ensino Médio Dona Filomena realiza culminância de atividades das disciplinas eletivas

Debates, apresentações musicais e atividades de inclusão e sustentabilidade são o foco das disciplinas eletivas do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, do município de Miracema.

 

Na tarde da sexta-feira, 15, a unidade realizou a culminância das atividades desenvolvidas nas disciplinas eletivas durante o semestre, com apresentações e demonstrações para a comunidade escolar.

 

As eletivas são parte da proposta do Programa Jovem em Ação, que visa incentivar o protagonismo juvenil.

 

Na eletiva Libras pra que te quero?, foi trabalhada a história da Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizadas discussões sobre a inclusão social e os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais (Apae) Um Raio de luz, do município de Miracema, para aprender sobre a inclusão nas escolas.

 

Para a aluna Lorena Gomes de Oliveira, da 1ª série do ensino médio, a eletiva é importante para ajudar a compreender e se comunicar com os alunos que são deficientes auditivos.

 

“Estudamos muito sobre a inclusão na escola. Hoje, queremos mostrar para a comunidade tudo que aprendemos por meio de atividades de interação, ensino de expressões e palavras em libras, para mostrar que é possível e necessário utilizar os sinais para ajudar na inclusão”, disse.

 

Outra eletiva ofertada é Navegando por saberes e sabores. A professora responsável, Zita Rejane Julião Gomes, explicou sobre a eletiva de matemática, biologia e Língua Portuguesa.

 

“Buscou-se unir três disciplinas para trabalhar sobre a história da culinária, abordar questões sobre a alimentação saudável e desenvolver as habilidades de escrita e da matemática aplicada ao contexto alimentício”, explicou.

 

Na ocasião, a eletiva ainda lançou o livro Guia Alimentar: Navegando por saberes e sabores, que contém dicas de alimentação e receitas selecionadas pelos alunos.

 

Na culminância foi apresentada, ainda, a proposta de construção de uma arquibancada sustentável, criada pelos estudantes da eletiva Do lixo ao luxo.

 

A eletiva tem como objetivo a coleta de garrafas pet no município, contribuindo para a limpeza pública, para construir um pensamento consciente na comunidade escolar.

 

Já a eletiva Quem tem boca vai a Roma incentiva o pensamento e a argumentação. Fruto da união da Língua Portuguesa e Filosofia, esta proporciona debates sobre temáticas importantes.

 

A escola oferece, ainda, a eletiva Sinta, Cheire e Toque – A Química dos Sentidos, que utiliza os cinco sentidos como recurso didático para estudar conceitos químicos, corpo humano, e ainda aborda a produção de perfumes.

 

Jovem em Ação

Escola Jovem em Ação é o nome dado no Tocantins ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, uma iniciativa do governo federal em parceria com os estados que têm como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral, promovendo uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais.

 

Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas com os jovens, de maneira diferenciada, despertando a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida.

 

Além disso, os alunos têm acesso às salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos e uma série de mudanças curriculares que têm como objetivo prepará-los tanto para o ingresso na universidade quanto para o mundo do trabalho.

 

O foco da Escola Jovem em Ação é o sucesso dos alunos, por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil. Cerca de 3 mil alunos do Tocantins estão sendo beneficiados com o Programa.

Fonte: Portal LJ